11 de setembro de 2015

Resenha: Uma vida para sempre - Simone Taietti


Editora: Talentos da literatura brasileira (Editora Novo século) 
Páginas: 351
Ano de publicação: 2014
Avaliação: 


SINOPSE: Ethel diz estar morrendo. Contudo, não afirmar isso apenas em razão de sua doença. Talvez a única certeza de nossa existência seja a morte, o fato de que ela chega para todos. Mas nem por isso deixa de ser a maior incógnita da vida. Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação. As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo. Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias. Quanto dura o para sempre? Ethel descobriu.



Acredito fielmente que certos livros nos transformam de alguma forma. Mexem conosco surpreendentemente e nos fazer repensar alguns de nossos atos. Após terminar de ler "Uma vida para sempre" percebi como muitas vezes o tempo é a grande chave de nossas vidas, e como devemos ter o intuito de valorizá-lo  sem pensarmos duas vezes.

Com um enredo muito bem construído, bem escrito (chegou a dizer que esse livro contém uma das melhores escritas que já li) e com uma forma de escrever filosófica e poética, Simone Taietti me deu a oportunidade de conhecer um dos melhores livros que li na minha vida!



Porém, Ethel descobriu como. Os personagens são muito bem estruturados e a protagonista Ethel, se mostrou uma personagem forte mais do que fundamental para a trama da história ser tão fantástica. Esse livro me transmitiu sentimentos indescritíveis e sentimentos maravilhosos enquanto lia. Claro ele quebrou meu coraçãozinho em pedaços, mas ao mesmo tempo não consigo pensar em como esse livro teve a destreza de me fazer bem.

Aprendi com ele que o amor não precisa de tempo ou dias determinados para ser realmente um "amor de verdade". Amor não tem idade, raça ou estereotipo imposto pela sociedade, simplesmente pelo fato de ser esse sentimento tão indescritível.

   "Engraçado mesmo é perceber que o que não tem qualquer valor para alguns, representa simplesmente tudo para outros." |. Pagina: 179



Muitas das vezes a vida nos pregam peças e não sabemos como reagir perante a isso.

Não seria uma doença ou um desfavorecimento da vida que a faria desistir. Após uma surpresa relativamente que mudaria o curso de sua vida, ela percebeu que o sentido de viver cada momento como se fosse o último é primordial. 

   "O tempo não perdoa, e a grande maioria, eu me incluo nesta, insiste em aprender isso da forma mais dolorosa." | Página: 329.

Cada capítulo e citação dessa história me prendia cada vez mais. Uma vida para Sempre é um dos livros que colocarei na lista de melhores da vida, e que definitivamente adquiriu um espaço único e especial em meu coração.


Recomendo que todos leiam essa história maravilhosa, profundamente tocante e delicada; espero que se encantem com a escrita sutil e filosófica dessa autora tão talentosa.

5 comentários:

  1. A capa chama muita atenção, e nas suas fotos, ainda mais. Li por completo, tanto aqui como no insta, e adorei o post, e pelo que parece esse livro ganhou seu coração, o que é ótimo, quando um livro faz isso. Um dia, talvez, eu irei ler, e quando esse dia chegar, espero gostar tanto quanto você gostou. <3

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ingrid, tudo bem? :)

    Também sou parceira - e fã incondicional! - da Simone, e este livro também se tornou um favorito da vida pra mim <3

    Profundo, inteligente... são tantas coisas raras encontradas nesse livro que eu tive dificuldade em escrever uma resenha sobre ele, porque queria que fosse a melhor da minha vida!

    P.s: suas fotos são incríveis, me ensina *-* haha'

    Beijos! ;*
    Letras Eternas

    ResponderExcluir

Minha estante

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *